pt Português

Institucional

História

O Escritório Jurídico Cavalcanti de Albuquerque & Advogados Associados foi fundado no ano de 1948 por Edgard Cavalcanti de Albuquerque, nascido em 4 de abril de 1915 na cidade de Manaus, segundo filho de Emilia Pinto Cavalcanti de Albuquerque e Herculano Cavalcanti de Albuquerque.

No ano de 1937 casou-se com Celina Nascimento com quem teve 5 filhos, José Cássio, Edgard Luiz, Neusa Maria, Antonio Celso e Sebastião Carlos.
Edgard chegou ao Paraná no ano de 1946, mais precisamente no dia 24 de junho, vindo transferido por razões políticas de João Pessoa, Paraíba, onde era Superintendente, ou, na época, Delegado do extinto IPASE, atual INSS.

Na época já cursava o curso de direito que iniciou na Universidade de Recife, vindo a concluí-lo na Universidade Federal do Paraná no ano de 1948. Durante sua vida acadêmica junto com Francisco da Cunha Pereira, concorreu a diretoria do Centro Acadêmico Hugo Simas.

Seu escritório é um dos mais antigos do Paraná e hoje se encontra ainda no Centro da Cidade a Rua Ébano Pereira, nº 356, esquina com a Av. Augusto Stellfeld.

Após a formatura, Edgard e Antonio Patitucci formaram sociedade e se estabeleceram à Rua XV de Novembro, nº 596, num edifício onde se encontravam outros advogados conhecidos na época como Vieira Neto, João de Souza Ferreira, Oswaldo Wanderley Costa e Filizola. Trabalharam juntos por aproximadamente 5 anos quando a sociedade foi desfeita. No ano de 1954 foi contratado como estagiário Jaime Stivelberg, em 1956 Aristhides Athayde e em 1957 Edgard Luiz, filho de Edgard, que começou como office boy, pois o pai afirmava que o bom advogado precisava conhecer do funcionamento de sua banca praticando os atos mais simples aos mais importantes, e ir galgando os degraus um a um.

Com o quadro de advogados aumentando mudou-se para a Rua Marechal Deodoro, agora trabalhavam seus dois filhos Edgard Luiz, Antonio Celso e Aida Soares Mourão. Após alguns anos se mudaram para a Rua Dr. Muricy e desse casarão foram para o atual endereço na Rua Ébano Pereira.

Profissional militante atuou junto a OAB quase toda sua vida, tendo exercido a primeira secretaria por quatro anos, de 1965 a 1963 e no mesmo ano foi eleito presidente para o triênio 1963/1965. Época da ditadura militar e repressão. Lembram seus filhos que muitas vezes, altas horas da noite o pai junto com seus inseparáveis amigos Vieira Neto e Athos Moraes de Castro Velloso, percorria os porões do DOPS e dos quartéis a procura de colegas detidos.

Mesmo já com idade de se aposentar continuou trabalhando em companhia de seus dois filhos advogados Edgard Luiz e Antonio Celso. Edgard faleceu em 7 de junho de 1981, aos 66 anos. Dizia ser advogado por excelência, era, como ser um operário do Direito, e lembrava com orgulho que o escritório que fundará era uma dos mais antigos do Paraná. Nele trabaharam, ainda, ilustres pessoas componentes da família judiciária paranaense, entre eles o Des. Savatore Astuti, José Carlos Amaral, Alfredo Garcindo.

O advogado Auracyr de Moura Cordeiro ao saudar o Ministro Evandro Lins e Silva, fez menção a Edgard dizendo que “a morte o levou por acaso”.

Edgard Cavalcanti de Albuquerque era um homem impar e deixou aos seus filhos e netos e também as gerações futuras uma lição de integridade e alegria de viver. Repetia sempre que da vida ele não era um mero espectador mas sim um artista .

Hoje o seu escritório conta com nove advogados, sendo grande parte deles filhos e netos de Edgard Cavalcanti de Albuquerque.

Missão

Defender os interesses de nossos clientes através de uma atuação jurídica transparente, agregadora, criativa, ética com responsabilidade social. Reunimos um grupo de profissionais experientes que têm a capacidade intelectual para analisar situações jurídicas complexas e as habilidades práticas para manter os clientes satisfeitos com os resultados.
Manipulação de vários casos forneceu uma apreciação que, embora existam padrões, cada disputa vem com seus próprios desafios particulares. Temos a experiência para ajudá-lo a alcançar suas metas.

VISÃO

Ser reconhecida no campo do direito social, diferenciada pela sua integridade, ética, conhecimento e respeito ao ser humano.
Ser referência no mercado pela excelência em soluções jurídicas.

VALORES

Ética, integridade, conhecimento, compromisso com o cliente e seus colaboradores, valorização do ser humano.

FILOSOFIA

Edgard Cavalcanti de Albuquerque era um homem impar e deixou aos seus filhos e netos e também as gerações futuras uma lição de integridade e alegria de viver. Repetia sempre que da vida ele não era um mero espectador mas sim um artista .